Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Entrevista a Cláudia Vieira

por SIC - Blog, em 08.10.10

No primeiro domingo de Novembro, Cláudia Vieira volta a conduzir as galas de ‘Ídolos’, ao lado de João Manzarra. Os directos continuam a provocar algum nervosismo à apresentadora

A fase do teatro do ‘Ídolos' (SIC) já começou. A 7 de Novembro arrancam as galas. Quais vão ser as suas principais preocupações?

Em primeiro lugar, conseguir estar à vontade, pois sou muito ansiosa e fico muito nervosa. Não posso estar tão tensa em directo, porque isso nota-se. Por isso, essa vai ser uma das minhas grandes lutas. Acima de tudo, tenho de estar mais confiante e o facto de haver uma simbiose diferente entre mim e o João [Manzarra] vai, certamente, ajudar-me a estar mais descontraída.

Qual é o maior receio sempre que sobe ao palco?

Que me faltem as palavras. É verdade que temos teleponto e um guião, mas há sempre coisas que surgem e que não estavam preparadas. Tenho muito medo de ter um lapso de memória. E, claro, há sempre o receio, típico, de cair.

Esse era o seu principal receio quando estava grávida?

Muitas pessoas criticaram-me por usar saltos altos, outras perguntavam-me se não tinha medo de cair pelas escadas. Como viram, não aconteceu nada.

O facto de competir com Sílvia Alberto (‘Operação Triunfo', RTP 1) e Júlia Pinheiro (‘Casa dos Segredos', TVI) aos domingos também a deixa nervosa?

Sinceramente, não me preocupo muito com isso. Admiro bastante o trabalho da Sílvia [Alberto], que já apresentou o ‘Ídolos', e a Júlia [Pinheiro] é uma referência. Mas só tenho de me preocupar em dar o meu melhor e ser fiel a mim mesma e ao formato. É claro que tenho a preocupação de cativar o telespectador, mas as audiências não são uma prioridade. Contudo, é bom saber que as coisas correram bem.

Mas segue as audiências?

Posso não conhecê-las logo na segunda-feira, ou até na terça. Mas habitualmente sim.

Tem curiosidade em ver a ‘Casa dos Segredos'?

Tenho sempre curiosidade de ver o que se passa na televisão em geral. Mas o estilo de programa em si não me prende.

Continua a gravar as galas do ‘Ídolos' para ver depois?

Quando comecei a apresentar o programa fazia questão de ver as primeiras emissões, para poder analisar o meu trabalho. Ficava irritada com muitas coisas e tentava corrigi-las. Mas o tempo foi passando e comecei a ver menos, pois deixei de sentir essa necessidade.

Foi mãe há seis meses. Como foi voltar ao trabalho?

A Maria nasceu de 35 semanas e no primeiro mês de vida não saiu de casa. O facto de estar fechada, quando estava acostumada a um ritmo aceleradíssimo, fez-me querer voltar a trabalhar rapidamente. Foi muito bom voltar. Não estar cem por cento dedicada à Maria custou um pouco. Acho que é inevitável. Agora, já consigo gerir melhor o meu tempo, até porque a fase dos castings, que ocupava mais tempo, terminou.

O que é que a maternidade mudou em si?

Há muita gente que diz que ser mãe nos torna mais sérias. Acho que não é uma questão de ficar mais séria, mas de encarar a vida de outra forma. Tenho um sentido de responsabilidade completamente diferente, agora que tenho uma criança que depende de mim e à qual faço questão de dar a melhor educação possível e garantir toda a protecção e estabilidade. Nesse sentido, há uma procura constante do que é mais correcto. Além disso, descobri um amor totalmente diferente daquele que conhecia até agora. É mágico. De resto, acho que continuo com a mesma personalidade.

Para quando o regresso à representação?

Gostava muito de fazer cinema e teatro, mas estou condicionada pela Maria. Sempre levei a minha vida a fazer várias coisas ao mesmo tempo, num ritmo alucinante. Agora quero levar as coisas com mais calma. Quero voltar a representar rapidamente, mas não sei o que vai surgir. Talvez quando ‘Ídolos' terminar. Há muita coisa falada, incluindo teatro.

Fazer uma novela está fora de questão?

É o que exige mais tempo, mas é a oportunidade que aparece com mais frequência. Mas preferia fazer cinema ou uma série.

Se retomar a sua carreira como actriz, a apresentação será posta de lado?

Neste momento, já não consigo fazer isso. Estou a gostar muito desta experiência e o facto de poder ser eu mesma é muito agradável, apesarde me ter assustadoum pouco no início, uma vez que estava habituada a ter aquela ‘capa' que uma personagem nos oferece. Mas o que mais gosto de fazeré de comunicar e posso fazê-lo de umaforma maisdirecta através da apresentação. Por isso, terei sempre de conciliar ambas.

"ESTA É A FASE MAIS EXIGENTE" 

Há muita emoção nos bastidores de ‘Ídolos'?

Sim, a fase do teatro é a mais exigente. Ninguém faz ideia do trabalho que é exigido aos concorrentes. Eles estão lá 15 horas e, durante a noite, quando podem descansar, têm de preparar as audições do dia seguinte. É muito duro.

Nesta fase, a Cláudia, torna-se numa amiga...

Tenho a noção de que sou um ombro amigo, tal como o João. Eles contam connosco. Nos castings, é fácil lidar com os que são rejeitados, porque não os conhecemos bem. Mas, nesta fase, já temos alguma relação com eles e a noção das suas potencialidades. E quando eles ficam por ali, às vezes para nossa surpresa, a despedida mexe connosco.  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:24


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2010

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2007
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D