Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


NOVELAS DA MINHA VIDA: A VIAGEM

por SIC - Blog, em 07.02.08

A Viagem é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo. Escrita por Ivani Ribeiro, com a colaboração de Solange Castro Neves, e direção geral de Wolf Maya. Foi exibida de 11 de abril de 1994 a 22 de outubro de 1994, no horário das 19 horas, em 167 capítulos.

Enredo

Pego em flagrante num assalto, Alexandre Toledo mata o homem que o surpreende e tenta fugir. Porém, seu irmão Raul o entrega à polícia, mas ele acredita que o seu cunhado Téo também tenha participado. Só sua irmã Diná, uma mulher bonita, charmosa e muito ciumenta é quem faz tudo para defendê-lo. Vai procurar o renomado advogado Otávio Jordão para que represente Alexandre, mas se depara com um homem revoltado e disposto a fazer de tudo para condenar o rapaz, uma vez que o morto era seu grande amigo. Assim sendo, Alexandre é condenado e, para não passar o resto da vida apodrecendo na cadeia, suicida-se, prometendo vingança "senão nessa vida, na outra".

Com o suicídio de Alexandre, o médico e amigo da família Dr. Alberto Rezende põe-se a tentar ajudar a mãe dele, Dona Maroca, e a todos da família, dada a tragédia. Alberto é apaixonado por Diná, mas depois volta suas atenções para Estela, irmã de Diná, Raul e Alexandre. Estela tem problemas com sua filha adolescente Bia, que criou sozinha já que o marido, Ismael Novaes, é um mau caráter que a abandonou. Porém, depois de anos de ausência, ele reaparece e passa a influenciar nocivamente a filha.

Do lado cômico da trama existe a pensão de Dona Cininha, onde vivem Tibério, um bondoso funcionário público amigo de Estela e que acredita ter um amigo imaginário; Adonay, o "Mascarado", que esconde seu rosto horrivelmente deformado num acidente de adolescência; e o folgado Agenor, pai da jovem Lisa.

O Dr. Otávio, com quem Diná passa a viver uma relação de ódio, culpando-o por tudo de ruim que aconteceu a seu irmão, é viúvo e pai de dois filhos: o jovem Tato e o garoto Dudu. Todavia, Alexandre, em outro plano, passa a atormentar a vida de todos, cumprindo o que prometera antes de morrer, como por exemplo deixando Tato drogado, para atingir Otávio.

Ele também acaba estragando o casamento de Raul e Andreza influenciando negativamente a sogra de seu irmão, Dona Guiomar, antes uma mulher doce que se torna uma víbora por causa de Alexandre. E ainda torna Téo um marido violento. Seus principais alvos são o advogado, o irmão e o cunhado.

Diná e Otávio acabam se apaixonando, bem como Téo e Lisa, ex-namorada de Alexandre. A única pessoa que se dá conta da malévola influência de Alexandre sobre os vivos é o Dr. Alberto, adepto do Espiritismo, que tenta fazer algo através de suas reuniões mediúnicas.

Morre o advogado Otávio (num acidente de carro provocado por Alexandre) e, depois, morre também Diná. Eles se reencontram num lugar chamado "Nosso Lar", uma colônia espiritual de fato existente para os espíritas e a representação do céu no enredo. De lá, juntos, com seu amor capaz de superar todas as barreiras, os dois tentam reverter a influência diabólica de Alexandre, que está preso no "Vale dos Suicidas", sobre os seus entes queridos na Terra.

 Elenco

Personagens centrais

 Participações especiais

Trilha sonora

Nacional

Internacional

  • "I'm your puppet" - Elton John duet with Paul Young (tema de Téo e Lisa)
  • "Linger" - The Cranberries (tema de Raul e Andressa)
  • "I'll stand by you" - Pretenders (Tema de Estela)
  • "Twist and shout" - Chaka Demus & Pliers with Jack Radics & Taxi Gang
  • "My love" - Little Texas (Tema de Zeca e Sofia)
  • "Another sad love songs" - Toni Braxton
  • "The way I feel" - Twenty Seven Heavens
  • "Crazy" - Julio Iglesias (tema de Otávio e Diná)
  • "Why worry" - Art Garfunkel (Tema de Adonay e Carmem)
  • "I miss you" - Haddaway (tema de Diná)
  • "Can we talk" - Tevin Campbell
  • "Paradise" - Korell (Tema de Bia)
  • "Desperate lovers" - Marta Sanchez e Paulo Ricardo
  • "I need you" - B.V.S.M.P.

Curiosidades

  • A Viagem registrou a maior média de audiência do horário das 19 horas na década de 90. A trama de Ivani Ribeiro registrou 57 pontos de média.A menor média registrada foi na semana da criança,quando marcou 42 pontos,ainda muito alto para uma novela das 7.
  • A venda de livros relacionados ao espiritismo aumentou bastante com a exibição da telenovela, que foi um sucesso de audiência, assim como sua versão original.
  • Ao escrever este remake, Ivani Ribeiro contou com a colaboração de Solange Castro Neves, a exemplo do remake de Mulheres de Areia no ano anterior, quando isso também aconteceu.
  • Nesta segunda versão de A Viagem, alguns personagens tinham nomes diferentes em relação à versão original. Foi o caso da mãe de Téo, que era Josefina e virou Josefa; de Cidinha, a dona da pensão, que passou a ser Cininha; de Bia, a filha de Estela, que no original era Maria Lúcia; Maroca, mãe de Diná que era Isaura no original. Todavia, o caso mais interessante foi o do advogado César Jordão, que passou a ser Otávio porque na novela anterior das 19h, Olho no Olho, também tinha entre seus protagonistas um César, interpretado por Reginaldo Faria.
  • Esta foi a última novela de Ivani Ribeiro, que viria a falecer no ano seguinte, em 17 de julho de 1995.
  • A Viagem foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo em duas ocasiões: a primeira, de 28 de abril de 1997 a 12 de setembro de 1997 e a segunda, de 13 de fevereiro a 21 de julho de 2006, algo que só havia ocorrido com outra novela de Ivani Ribeiro: A Gata Comeu (1985), reprisada em 1989 e 2001. A Viagem ainda conseguiu se destacar por ter feito mais sucesso na segunda do que na primeira reapresentação - tanto que em 2006 foram 113 capítulos contra 100 de 1997. A segunda reprise da novela (2006) fez um grande sucesso com média geral de 24 pontos.
  • A primeira versão de A Viagem, de 1975, também foi escrita por Ivani Ribeiro e foi ao ar na extinta Rede Tupi, de 1 de outubro de 1975 a 27 de março de 1976, no horário das 20:00 horas.
  • Devido ao grande sucesso da segunda reprise da telenovela, a gravadora Som Livre resolveu relançar a sua trilha internacional em CD.
  • Também é curioso notar que, ao mesmo tempo em que a telenovela fazia sucesso em sua segunda reprise, a Rede Globo anunciou o remake de outra trama de sucesso de Ivani Ribeiro, que também tratava de temas espíritas e místicos: O Profeta, exibida pela Rede Tupi de 24 de outubro de 1977 a 29 de abril de 1978, que estrearia no seguinte 16 de outubro.
  • Numa pesquisa feita por um site sobre televisão, 95% dos entrevistados disseram que assistiriam a uma terceira reprise de A Viagem.
  • Rejane Goulart (Júlia) foi Miss Brasil e segunda colocada no Miss Universo de 1972; na época ela assinava Rejane Vieira Costa.
  • Suzy Rêgo também já foi Miss Pernambuco em 1984.
  • No último capítulo do remake de 1994, foi exibida uma mensagem, de Paulo Kronenberger, intitulada "Hoje é natal". Confira:

"Hoje, de algum lugar longe dessas terras. Há um doce olhar só pra você. Um olhar especial. De alguém especial, de distantes origens. Um olhar de um justo coração que pulsa só a vida. Que sorri porque ama plenamente. Sem julgamentos, preconceitos nem prisões. Hoje, como ontem, longe desses Céus. Há um encantador olhar só pra você. Nesse olhar vai para você a magia da luz. A simplicidade do perdão. A força para comungar com a vida. A esperança de dias mais radiantes de paz. Hoje, de algum lugar dentro de você. Alguém que já o amou muito e ainda o ama. Diz para você que valeu a pena ter estado nessas Terras. Sob estes Céus. Falando de união, paz, amor e perdão. Poder sentir a força que faz você sorrir. E continuar o caminho. Que um dia aquele doce olhar iniciou pra você. Tudo isso, só pra você saber que a vida continua. E a morte é uma viagem."

 A Melhor Novela Brasileira de Todos os Tempos

Em 2007, os internautas do site "No Mundo dos Famosos" escolheram a novela A Viagem como a melhor novela já exibida na TV Brasileira, participaram dessa enquete 2199 internautas, a novela concorreu à esse título com as tramas: Mulheres de Areia de Ivani Ribeiro que conseguiu o 2º lugar, Roque Santeiro de Dias Gomes que ocupou a 3ª colocação, Xica da Silva de Walcyr Carrasco que ficou em 4º lugar e O Rei do Gado que ficou na 5ª colocação. Todos os detalhes estão no site: http://nomundodosfamosos.zip.net/arch2007-12-30_2008-01-05.html

 Prémios

Prêmio Master (1994):

  • atriz revelação - Fernanda Rodrigues


Ligações externas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:50




Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829




Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2007
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D