Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O mercado das transferências televisivas está a atingir o auge, mas os primeiros acontecimentos tiveram lugar ainda em 2010. O CM sabe que foi a aproximação da TVI a Clara de Sousa, no Verão passado, que motivou a SIC a atribuir subsídios aos pivôs.
A sondagem à jornalista surgiu na mesma altura em que Fátima Lopes trocou o Carnaxide por Queluz de Baixo.
Questionada sobre o convite, a jornalista diz que "não faz sentido alimentar uma não notícia".
Certo é que, na mesma altura, Rodrigo Guedes de Carvalho esteve na redacção da TVI e foi visto junto ao gabinete da administração, liderada por Bernardo Bairrão.
De resto, foi em Setembro que ficou fechada a atribuição de subsídios aos pivôs da SIC, apesar de só em Janeiro estes começarem a ser pagos. A notícia foi revelada pelo CM e gerou polémica, com a redacção a não reagir bem. A 4 Fevereiro teve lugar um plenário, durante o qual jornalistas, técnicos e produtores consideraram que era uma medida injusta. Nesse dia, foi criada uma Comissão de Representantes que se reuniu com Luís Marques, director-geral, Francisco Pedro Balsemão e Alcides Vieira, director de Informação. Os responsáveis informaram que esta era a primeira medida do novo Plano de Carreiras (a terminar em 2013), que vai representar um corte nas categorias profissionais de 100 para 38.
Na altura, a SIC garantiu que iria rever algumas remunerações.